domingo, 13 de outubro de 2013

Aprendiz de ferreiro


Em Kiev, na Ucrânia, há um museu a céu aberto muito interessante chamado Pyrohiv (Пирогі́в em ucraniano). Este é um museu que apresenta os estilos arquiteturais de várias regiões da Ucrânia ao longo de sua história milenar. São dezenas de casas, moinhos e igrejas construídas utilizando apenas os materiais e técnicas que existiam nas respectivas épocas, espalhadas por um parque enorme que por si só é belíssimo.

Cavalos típicos ucranianos
Casa típica antiga ucraniana 
Igreja antiga típica ucraniana
Mais casas típicas antigas
Aproveitando o ambiente de viagem no tempo que o museu oferece, há várias atividades relacionadas espalhadas pelo parque. Por exemplo, você pode aprender a montar em um cavalo, aprender a atirar com arco e flecha, comer comida típica das regiões e tirar foto com um pitoresco e estereotipado ucraniano, gordinho e bigodudo com sua roupa e espada ninja ucranianas tradicionais.

O ucraniano típico, junto a um turista típico
Além de tudo, o lugar torna-se über-nerd porque há uma oficina de ferreiro lá! Na oficina encontramos (oh, surpresa) nada menos que um ferreiro que fica fabricando peças de ferro usando as técnicas antigas e ferramentas que ele mesmo fabrica. Quando passei pela frente da oficina achei muito legal e entrei para conversar um pouco com o ferreiro. Ele estava fazendo uma pausa, mas quando eu perguntei se poderia vê-lo fabricando alguma coisa ele com toda a boa vontade interrompeu sua pausa. E é mais - ele me permitiu ajuda-lo a fabricar um prego medieval! Trabalhamos juntos moldando e martelando uma barra de ferro fina até esta adquirir o formato de um prego. E, quando terminamos, ele me deu o prego como souvenir!
O ferreiro
O ferreiro e o Ferri
O prego
Acho que este foi um dos souvenires mais legais que consegui da viagem. Depois que concluímos nosso trabalho suado, continuei conversando com o rapaz e não me surpreendeu descobrir que ele é um engenheiro da computação - ou seja, satisfaz o perfil nerd necessário para alguém se interessar por aprender técnicas medievais de moldagem de metais. Além disso, ele me informou que essa oficina funciona como uma escola de ferraria. Nos dias seguintes eu me correspondi com ele por e-mail e ele me passou algumas pistas para uma das próximas atividades que pretendo realizar: me envolver com "historical fencing". Este é um dos desafios para minha estadia na Russia. Mais informações sobre meu sucesso (ou insucesso) virão em próximos posts.

Um comentário: